TRE marca eleições suplementares para o dia 6 de julho em Guapé 

Prefeitura do município é ocupada interinamente pelo vereador Randerson Ribeiro (PL), escolhido após votação da escolha da mesa diretora na Câmara, durante a cerimônia de posse / Foto: Reprodução
Prefeitura do município é ocupada interinamente pelo vereador Randerson Ribeiro (PL), escolhido após votação da escolha da mesa diretora na Câmara, durante a cerimônia de posse / Foto: Reprodução
2 de maio de 2025 | às 09:46

Carlos Renato

 

GUAPÉ – O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) marcou para o dia 6 de julho deste ano as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Guapé. O novo pleito acontece em razão do indeferimento do registro do candidato Thiago Sávio Câmara (PSDB), que foi o mais votado nas urnas na eleição municipal de 2024, mas não foi diplomado e não assumiu a prefeitura.

Segundo o TRE, o prazo para a realização de convenções sobre a escolha dos candidatos será de 13 a 18 de maio. No dia 21, termina o prazo para entrega dos pedidos de registro de candidatura.

O tribunal ressalta que, a partir do dia 22 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 28 de julho.

Thiago, que concorreu pela Coligação Vamos Retomar o Controle (Federação PSDB/Cidadania), recebeu 3.343 votos, o que corresponde a 40,23% do total dos válidos, mas o resultado, desde então, ficou “sub judice” devido à candidatura estar em análise judicial.

Em setembro do ano passado, um mês antes do pleito, a Justiça Eleitoral determinou o indeferimento da candidatura de Thiago após ação impetrada por Pedro Luís Simões, então candidato pela coligação “Confiança e Compromisso com a Verdadeira Renovação”, que alegou irregularidades no processo de candidatura de Thiago.

O Ministério Público Eleitoral também requereu o indeferimento do registro de candidatura em razão da cassação do mandato de vereador pela Câmara do município. A Mesa Diretora do Legislativo decretou, em 2022, a perda do mandato de Thiago, então vereador, por conduta de proceder de modo incompatível com a dignidade da Câmara e pela falta com o decoro na conduta pública.

O indeferimento foi confirmado por unanimidade em sessão realizada no dia 14 de março, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Desde o início do ano, Randerson Ribeiro (PL) assumiu interinamente a Prefeitura de Guapé. Ele foi eleito vereador com 515 votos. Após ser eleito presidente da Câmara, Randerson assumiu como prefeito interino.

Eleição

Segundo o TSE, 11.071 eleitoras e eleitores estão aptos a votar e poderão ir às urnas escolher candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, sendo 4.054 (36,62%) com biometria. O município possui 12 locais de votação e 40 seções eleitorais.

A votação no dia 6 de julho, que será das 8h às 17h, deve contar com 144 mesários, sendo constituídos pelas mesmas mesas receptoras de votos nas eleições que aconteceram em outubro de 2024.

Últimas Notícias

De conselheira tutelar às estradas do Mercosul: a jornada de Patrícia Freitas

Equipe UPBJJ garante 2º lugar geral no Minas Open em Cássia

Handebol masculino de Passos é finalista da Liga Derla Jandaia

Homem embriagado é preso após bater em motocicleta no Carmo

Homem é preso após roubo e perseguição em Alpinópolis

Governo abre consulta pública para concessão da ponte entre Cássia e Delfinópolis

PASSOS Previsão do Tempo