Prefeitura de Piumhi e Codevasf soltam 11 mil alevinos no rio São Francisco

Peixamento fez parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que realiza ações semelhantes em diversos trechos do rio ao longo do ano / Foto: Reprodução
Peixamento fez parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que realiza ações semelhantes em diversos trechos do rio ao longo do ano / Foto: Reprodução
22 de março de 2025 | às 05:49

PIUMHI – A Secretaria de Abastecimento, Pecuária e Meio Ambiente de Piumhi, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou, na quinta-feira, 20, a soltura de 11 mil alevinos de curimatã, matrinxã e piau verdadeiro no rio São Francisco, próximo do Porto da Mariquita, localizado na região da Lagoa dos Martins.

Segundo informações da Prefeitura de Piumhi, a soltura faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que realiza ações semelhantes em diversos trechos do rio ao longo do ano para recuperar a biodiversidade, fortalecer a pesca sustentável e garantir a preservação do ecossistema.

A prefeitura destaca que a ação simboliza um passo significativo na preservação do São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água do país, e reforça o compromisso das instituições e da população com a sustentabilidade e a revitalização desse patrimônio natural.

Estiveram presentes no evento o representante da Codevasf, Julimar Santos, o secretário de Meio Ambiente, Magno de Paula (Gaguinho), e o diretor do departamento de Urbanismo e Meio Ambiente, Eduardo Barros.

Também marcaram presença os vereadores Fábio Henrique Novaes (Fábio Tulim) e José Segundo de Oliveira (Segundinho), este último representando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Além deles, crianças atendidas pelo projeto “Abrindo Caminhos”, alguns integrantes da Canastrarte e moradores da região também participaram na soltura dos peixes, reforçando a importância da conscientização ambiental e do engajamento da comunidade.

Capacitação

Na última quinta-feira, 20, o coordenador sanitário de Piumhi, Moisés Veloso, e a fiscal sanitária Jéssica Daiane de Oliveira participaram, em Passos, de uma capacitação voltada para coordenadores e fiscais sanitários municipais.

O evento, promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, por meio da Coordenação da Vigilância em Saúde e do Núcleo de Vigilância Sanitária, teve como objetivo fortalecer as práticas de fiscalização e gestão sanitária na região.

“A capacitação abordou temas essenciais para a atuação dos profissionais, visando aprimorar o controle e a qualidade dos serviços sanitários nos municípios. A iniciativa reforça o compromisso da Superintendência Regional de Saúde em promover a qualificação contínua dos profissionais, garantindo maior eficiência e segurança nas ações de vigilância sanitária”, aponta a prefeitura.

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

De conselheira tutelar às estradas do Mercosul: a jornada de Patrícia Freitas

Equipe UPBJJ garante 2º lugar geral no Minas Open em Cássia

Handebol masculino de Passos é finalista da Liga Derla Jandaia

Homem embriagado é preso após bater em motocicleta no Carmo

Homem é preso após roubo e perseguição em Alpinópolis

Governo abre consulta pública para concessão da ponte entre Cássia e Delfinópolis

PASSOS Previsão do Tempo